Projetos

      A Casa Ananda fomenta alguns projetos de inclusão social e artística, no intuito de conectar idéias, experiências, trocas, grupos e pessoas, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Atualmente, apenas dois projetos estão em andamento. Entre eles, o nosso Cine-Clube e o projeto "Produção Cultura em Rede". Entenda melhor como funciona cada um.



Cine-Clube Quinzenal gratuito com apoio do Cine Socioambiental Crisantempo/ SP.

Exibições de filmes de longa e curta metragem, aos domingos, a partir das 19h00, com a presença de debatedores ligados a temática desenvolvida em cada sessão. Além disso, jovens cineastas são convidados todo mês para discorrer sobre seus filmes, cinema e arte visual. O cine-clube da Casa Ananda recebe apoio do Cine SocioAmbiental Crisantempo, cuja iniciativa é dedicada à reflexão e à difusão da consciência sociambiental, possuindo como parceiro o Greenpeace e 5 elementos - Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, além de contar com apoio das instituições Ecomove, Instituto Alana, Isa - Instituto Socioambiental, Matilha Cultural, SENAC, TED, Teia-USP e WWF.


A Casa Ananda prioriza filmes que:
estimulem o engajamento político e cultural;
promovam a consciência socioambiental;
aproximem a arte visual do cotidiano de todos;
e facilitem a articulação de redes.



"Produção Barão Cultura em Rede"

Produção Cultural da Casa Ananda que tem por finalidade organizar, divulgar, planejar, gerir e executar ações de intercâmbio cultural entre as mais variadas manifestações artísticas do cenário nacional e internacional em Barão Geraldo, Campinas/SP. Veja abaixo alguns desses projetos. 




* "O Ritmo é a Cura" com a musicista italiana Alessandra Belloni (Período Maio 2011)

Alessandra Belloni nasceu em Roma (Itália) e reside, atualmente, em Nova Iorque (Estados Unidos). Musicista virtuosa, comprometeu-se a preservar as ricas tradições de sua cultura: ela é a única mulher nos Estados Unidos e na Itália especialiazada em percussão típica do sul da Itália unida a dança, aos cantos e aos rituais da região. Por mais de 20 anos, Alessandra estuda percussão e rituais de purificação, realizados em remotas áreas do sul da Itália, em homenagem a Modona Negra. Com seu trabalho " Ritmo é a Cura" e ministrando workshops, ela já se apresentou por quase todo os Estados Unidos, Europa, entre outros vários países do mundo. Por meio de uma série de rituais de danças e músicas folclóricas do sul da Itália, combinados ao poder único dos tamborins e dos tambores, o trabalho "Ritmo é a Cura" é usado como terapia. Nele, Alessandra convida todos a participar de um ritual marcado pela dança TAMMORRIATA, uma belíssima dança de Nápoles com forte influência africana; a PIZZICA TARANTATA, que originou-se como uma terapia musical para curar a mística picada da tarântula, finalizando com RITMO E DANZA DI SAN ROCCO, originada na Calábria durante a Idade Média, para curar pessoas nos tempos da peste negra e exorcizar o medo da morte. No Brasil, Alessandra se apresentou nos dias 21 e 22 de maio, em Barão Geraldo, Campinas/SP. A Casa Ananda, neste projeto, foi apoiadora e integrou a equipe de divulgação do trabalho juntamente com a produtora Daniela Moraes. 

 
* Circuito Cultural África/Brasil: Netos de Bandim (Período Março 2011)
Projeto realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Araraquara, Sesc Campinas, Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Centro Cultural Casarão de Barão, Fazenda Roseira, Restaurante Raízes Zen e Casa Ananda. Na primeira quinzena de março, o grupo musical africano de Guiné Bissau, "Netos de Bandim", apresentou-se no Sesc Campinas e, posteriormente, no carnaval da cidade de Araraquara.

Após esse período, os Netos de Bandim, vieram a Barão Geraldo, na cidade de Campinas/SP, onde se apresentaram em diversos lugares culturais e tiveram oportunidade de conhecer vários artistas locais, como Grupo de Pífanos Flautins de Matuá e Comunidade do Jongo Dito Ribeiro. A Casa Ananda foi patrocinadora e produtora do Netos de Bandim, em Barão Geraldo (juntamente com a graciosa produtora cultural Yandara Mendes), e, também, criadora da arte visual e blogsite do Circuito Cultural África-Brasil: "Netos de Bandim". Saiba mais de como foi o Circuito em: http://www.netosdebandimbrasil.blogspot.com

 

* Tour Jyosna Brasil (Período: Fevereiro/Março 2011)
Interligando uma grande rede pelas mais variadas regiões do Brasil - Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre - a Casa Ananda, em parceria com o Instituto Visão Futuro São Paulo (idealizador e produtor desse projeto), proporcionou à cantora neozelandesa Jyosna la Trobe não só difundir seu trabalho de músicas tradicionas indianas pelas terras tupiniquins, como também conhecer os artistas locais onde se apresentou. Em Campinas, Jyosna conheceu o trabalho com tintas naturais e grafismos étnicos da artista plástica Clara Aidar e o grupo musical Flautins de Matuá. Acompanhe mais do que rolou no blog: http://www.jyosnabrasil.blogspot.com/




Inclusão Social em Sustentabilidade
(em breve)




Ecossistema de Software Livre
(em breve)