Atividades Eventuais


A cada mês a Casa Ananda realiza uma série de oficinas, workshops, saraus, shows, espetáculos artísticos, cine-clube gratuito, café-filosófico, atividades em bio-construção, acampamentos urbanos com crianças e outra gama de atividades eventuais comprometidas com a transformação social e integração coletiva. Acompanhe abaixo as atividades que já rolaram e se ligue nos próximos eventos clicando aqui.

AGENDA


DOMINGO, 01 de Julho de 2012
ARRAIAL DA CASA ANANDA!!! Não percam!


















Fim de Semana, 16 a 17 de Junho de 2012
Oficina de Produção e Gestão Cultural na Casa Ananda!!! Vagas Limitadas!












Quarta feira, 30 de Maio de 2012
Círculo de Constelação Sistêmica na Casa Ananda!!! Vagas Limitadas!










Fim de Semana, 23 a 25 de Setembro de 2011
II Acampamento Urbano para Crianças. Tema: "Volta ao mundo em 2 dias"
Queridos pais e amigos, é com imenso prazer e alegria que a Casa Ananda tem a felicidade de divulgar: o II ACAMPAMENTO URBANO PARA CRIANÇAS!! E para nós é uma felicidade ainda maior realizarmos esse II Acampamento, pois fomos indicados no Congresso de Lazer, realizado em São Paulo, como a dinâmica de lazer mais criativa em 2011 para crianças! Dessa vez, com a temática "Volta ao mundo em 2 dias", esse acampamento traz como proposta o divertido intercâmbio pelas muitas culturas do mundo, possibilitando a criança descobrir os mais inusitados idiomas, sabores, artes, tudo isso recheado de muitas brincadeiras. E para navegar, as crianças terão em mãos um criativo passaporte e uma tripulação de bordo pra lá de especial. Prontos para mais essa viagem? Informações turísticas pelo e-mail casa.ananda.barao@gmail.com



Quinta, 15 de Setembro de 2011
Prabhat Sam'guiita: Grupo de Estudos em música clássica indiana

Prabhat Sam'guiita é uma metodologia musical nova no Brasil. Criada pelo indiano, P. R. Sarkar, baseia-se no estudo e na prática de 5018 canções compostas a partir de complexos conceitos filosóficos e sutil refinamento musical. Atualmente, para estudá-las, o músico responsável pela difusão dessa metologia, Kirit Dave, propôs a seus alunos que formassem grupos de estudos no Brasil e, em diversos países, para aprofundarem o conhecimento dessa técnica musical. Aqui na Casa Ananda, os encontros são gratuitos e ocorrem quinzenalmente, às quintas, das 21h00 às 22h00, sob coordenação de Giovani Ribeiro (Gaotama). Saiba mais no folder abaixo.















Wlademir Carvalho, ceramista premiado e consagrado, sobremaneira na técnica de rolinhos, oferece há alguns anos Curso de Cerâmica à artistas plásticos e público em geral, na cidade de Morungaba, interior de SP.  Durante suas aulas, o aluno aprende e vivencia as diferentes técnicas de modelagem manual -pinching, rolinho, placa, gesso - e desenvolve o processo criativo, confeccionando objetos escultóricos, decorativos e utilitários. O aprendizado inclui técnicas de decoração com uso de engobes, texturas e outros recursos, sendo que o próprio aluno faz o acabamento com esmaltes alcalinos atóxicos em suas peças. O curso é bastante abrangente, possibilitando conhecer e vivenciar todo o  processo, desde a modelagem do barro à cerâmica, englobando acabamento e esmaltação. Aulas: segundas-feiras - das 9h00 às 12h00. Confira o folder. Inscrições: casa.ananda.barao@gmail.com


Sexta, 12 de Agosto de 2011
Encontro do Feminino: Tenda Vermelha de Lua Cheia

Domingo, 10 de Julho de 2011 
Tour Brasil de Prabhat Sam'guiita com o indiano Kiriti Dave
Show e Workshop (com certificado)

DIA 10 de JULHO a Casa Ananda recebe o Tour Brasil de Prabhat Sam'guiita, com Kirit Dave,realizando show e workshop (haverá certificados). Prabhat Sam'guiita é uma metodologia nova no Brasil, criada pelo indiano P. Rainjan Sarkar, que se baseia no estudo e prática de 5018 canções compostas a partir de complexos conceitos filosóficos e de intricada estrutura musical. Seu ensino e prática tem sido difundido na América por Kirit Dave, indiano radicado nos Estados Unidos há 30 anos, que vem ao Brasil pela segunda vez em turnê. Workshop - 10h00 às 15h30 (incluso 2 breaks) e Show- 19h30 às 21h00. Saiba mais abaixo. 

Sexta, 27 de Maio de 2011
Babel: Espetáculo de Dança Contemporânea

O espetáculo de Dança Babel da Cia. Domínio Público, dirigido por Holly Cavrell e orientado por Esio Magalhães, fianciado pelo Proac, apresenta uma abordagem sobre questões relacionadas ao tema mentira e seus desdobramentos, como comunicação cruzada entre vida pública e privada. Pretende instigar no público um pensamento crítico e reflexivo a cerca de como são construídas as relações humanas. No dia 27 de maio, às 20h00, no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp. Saiba mais no folder abaixo.>


Terça, 24 de Maio de 2011
Aulas Regulares do Movimento Vital Expressivo - Sistema Rio Aberto


O Movimento Vital Expressivo é uma prática do Sistema Rio Aberto, criado na Argentina, na década de 60, pela psicóloga Maria Adela Palcos, que tem como fundamento o aspecto movente da vida, atuando no sentido de despertar o homem para o presente. Por meio de variadas técnicas psicocorporais, seus participantes experimentam, através da roda, através da dança, a consciência própria do corpo. A partir do movimento corporal e de uma atenção à experiência, é possibilitada a dissolução de atitudes mecanicizadas que aprisionam a vida do ser humano em restritos modos de operar – algo que se coaduna com um corpo funcionando na repetição dos mesmo gestos, pensamentos, sentimentos e maneiras de agir. Voce está convidado a experimentar. Toda terça-feira, das 19h00 às 20h30 com Silvana Nascimento. Maiores informações abaixo:


Fim de semana, 21 e 22 de Maio de 2011
Espetáculo "O Ritmo é a Cura" com a musicista italiana Alessandra Belloni
*Saiba mais em: "Projeto Barão Cultura em Rede" da Casa Ananda.






Alessandra Belloni nasceu em Roma (Itália) e reside, atualmente, em Nova Iorque (Estados Unidos). Musicista virtuosa, comprometeu-se a preservar as ricas tradições de sua cultura: ela é a única mulher nos Estados Unidos e na Itália especialiazada em percussão típica do sul da Itália unida a dança, aos cantos e aos rituais da região. Por meio de uma série de rituais de danças e músicas folclóricas do sul da Itália, combinados ao poder único dos tamborins e dos tambores, o trabalho "Ritmo é a Cura" é usado como terapia. Nele, Alessandra convida todos a participar de um ritual marcado pela dança TAMMORRIATA, uma belíssima dança de Nápoles com forte influência africana; a PIZZICA TARANTATA, que originou-se como uma terapia musical para curar a mística picada da tarântula, finalizando com RITMO E DANZA DI SAN ROCCO, originada na Calábria durante a Idade Média, para curar pessoas nos tempos da peste negra e exorcizar o medo da morte. É mesmo imperdível essa oportunidade!!! Dias 21 e 22 de maio em Campinas/SP: espetáculo e workshop com Alessandra Belloni. Saiba mais sobre Alessandra e seu trabalho clicando aqui.


Sexta, 20 de Maio de 2011
Encontro do Feminino: Tenda Vermelha de Lua Cheia

Quarta, 18 de Maio de 2011
Dança do Ventre - Início de Turmas


Dia 18 de maio, às 20h00, terá início aulas de Dança do Ventre com a instrutora Eliana Mônaco, na Casa Ananda. Além de ser considerada uma das mais belas e sensuais modalidades da dança oriental, a Dança do Ventre traz, também, inúmeros benefícios ao corpo feminino. Agende uma aula experimental! Saiba mais sobre os trabalhos de Eliana Monaco no site http://www.elianamonaco.com.br/.
 


Sexta, 13 de Maio de 2011
III Encontro do Movimento Vital Expressivo - Sistema Rio Aberto

Dia 13 de maio, às 20h00, a Casa Ananda realiza o III Encontro do Movimento Vital Expressivo - Sistema Rio Aberto, com a focalizadora Silvana Nascimento. O Rio Aberto – instituto para o desenvolvimento harmônico do homem - foi fundado em 1965, na Argentina, pela psicóloga Maria Adela Palcos de Plante. “A vida em movimento” é a descrição geralmente usada e, talvez, a mais adequada para resumir a idéia da atuação desse sistema. Esperamos vocês para mais essa dança.

















Segunda, 18 de Abril de 2011
Encontro do Feminino: Tenda Vermelha de Lua Cheia

Dentre uma série de conversas, pesquisas, vivências e relatos, a focalizadora Juliana Vergueiro, conduz as mulheres, nesse encontro, a discutir sobre os mitos e tabus da menstrução, abordando assuntos pouco debatidos na sociedade, como a indústria dos absorventes, métodos contraceptivos, gravidez, aborto, ovários policísticos, entre outros diversos, além de sugerir um resgate da divindade de cada mulher. Venham todas compartilhar esse precioso momento e aproveitem para descobrir mais sobre si mesmas. Informações abaixo e no blog http://aterraviva.wordpress.com/.

Terça-feira, dia 12 de abril de 2011
KIDS: Aula Aberta de Consciência do Movimento (Técnica Klauss Vianna)

Dia 12 de abril, das 16h00 às 17h00, a Casa Ananda inicia aulas voltadas para crianças (de 5 a 12 anos) de Consciência de Movimento, baseada na técnica Klauss Vianna, com a educadora Jóice Freire. A técnica Klauss Vianna é uma técnica corporal com enfoque somático que visa a percepção e a consciência do movimento. Esse trabalho foi totalmente desenvolvido no Brasil, e tem como elemento inovador uma prática centrada no indivíduo com suas percepções, relações e autoconhecimento. O trabalho com a técnica Klauss Vianna pode ser direcionado para crianças e adultos. No trabalho com crianças há um maior desenvolvimento do processo lúdico da técnica, privilegiando jogos no conhecimento do corpo e de suas possibilidades de movimento. Tragam as crianças e indiquem a amigos. Maiores informações abaixo.


Sexta-feira, dia 8 de abril de 2011
II Encontro do Movimento Vital Expressivo - Sistema Rio Aberto

Dia 8 de abril, às 20h00, a Casa Ananda realiza o II Encontro do Movimento Vital Expressivo - Sistema Rio Aberto, com a focalizadora Silvana Nascimento. O Rio Aberto – instituto para o desenvolvimento harmônico do homem - foi fundado em 1965, na Argentina, pela psicóloga Maria Adela Palcos de Plante. “A vida em movimento” é a descrição geralmente usada e, talvez, a mais adequada para resumir a idéia da atuação desse sistema. Esperamos vocês para mais essa dança.


Fim de Semana: 1, 2 e 3 de Abril de 2011
Acampamento Urbano para Crianças

É com muita alegria que a Casa Ananda apresenta: Acampamento Urbano para Crianças. Com o tema sobre Ecologia e Sustentabilidade Planetária, os monitores incentivam as crianças, por meio de uma série de brincadeiras e atividades divertidas, a pensar o planeta em que vivemos. Jogos, yoga, caça pistas, oficinas variadas, visita ao circo, piquenique no parque, vivência no supermercado - um estímulo ao consumo consciente - e brincadeiras em geral animam a criançada nesses dias. Inscrevam a galerinha! Eles vão adorar essa mágica aventura. (Vagas limitadas. Idade: de 6 a 10 anos)
Quinta-feira, dia 31 de março de 2011
Inauguração Espiritual da Casa Ananda com a Dra. Susan Andrews

Convidamos todos a participarem do Ritual de Inauguração Espiritual da Casa Ananda, conduzido pela Dra. Susan Andrews (Didi Ananda Mitra), coordenadora da ONG Instituto Visão Futuro e do Parque Ecológico Visão Futuro. Nesse dia tão especial para nós, iremos cantar kiirtans, mantras e, ao final, meditar juntos, inaugurando, assim, oficialmente, a Casa Ananda como sede da rede Visão Futuro, em Campinas/SP. A entrada é gratuita. Vagas limitadas. Maiores informações no folder abaixo. (ESGOTADO)

Sexta, 25 de Março de 2011
Oficina de Formação em Dança e Percussão da Guiné Bissau (África)
Projeto: Circuito Cultural África-Brasil: NETOS DE BANDIM

A Casa Ananda, juntamente com a Fazenda Roseira, Centro Cultural Casarão do Barão, Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e restaurante Raízes Zen, integra os diversos pontos de apresentações do Grupo Cultural da Guiné Bissau (África) "Netos de Bandim". O Circuito Cultural deu início na cidade de Campinas/SP, nos dia 3 e 4 de março, no SESC/Campinas, e, agora, nos dias 24 e 25 de março, continua em Barão Geraldo, Campinas/SP, com diversas atividades culturais. Na Casa Ananda, haverá Oficina de Formação em Dança e Percussão Guineenses, no dia 25 de março, às 16h30. As vagas são limitadas! Maiores informações no folder abaixo, ou em:  http://www.netosdebandimbrasil.blogspot.com/



Terça, 22 de Março de 2011
CORAL da Casa Ananda

A Casa Ananda, em parceria com o musicista Rafael Vanazzi, tem a alegria de apresentar o CORAL da Casa Ananda! Dinâmicas de musicalização, atividades de apreciação musical, desenvolvimento da técnica vocal são, apenas, alguns dos atributos abordados pelo músico regente Rafael Vanazzi nesse Coral. No dia 22 de março, às19h00, venham todos soltar a voz, numa aula aberta, no Coral da Casa Ananda. Estamos esperando vocês para esse início na jornada musical do canto em coro! 
**O Coral será realizado todas as Terças na Casa Ananda.


Sexta, 11 de Março de 2011
Movimento Vital Expressivo sistema Rio Aberto

Dia 11 de março, às 20h00, a Casa Ananda realiza uma vivência muito especial do Sistema Rio Aberto: Movimento Vital Expressivo, com a focalizadora Silvana Nascimento. O Rio Aberto – instituto para o desenvolvimento harmônico do homem - foi fundado em 1965, na Argentina, pela psicóloga Maria Adela Palcos de Plante. “A vida em movimento” é a descrição geralmente usada e, talvez, a mais adequada para resumir a idéia da atuação desse sistema. Vamos dançar o rio?



Sábado, 26 de Fevereiro de 2011
Primeiro Encontro de Xamanismo e Práticas Nativas: Oficina Filtro dos Sonhos 

Neste encontro, o xamã Tushlakai, desenvolverá uma vivência com "Dreamcatcher" ou, como conhecido no Brasil, "Filtro dos Sonhos", o que possibilita a cada um entrar em contato com o mundo dos sonhos e tecer suas metas e propósitos de vida. Esperamos vocês para esse mergulho na jornada xamânica do auto-conhecimento. Maiores informações abaixo:




Sexta, 18 de Fevereiro de 2011
Encontro do Feminino: Tenda Vermelha de Lua Cheia

Dentre uma série de conversas, pesquisas, vivências e relatos, a focalizadora Juliana Vergueiro, conduz as mulheres, nesse encontro, a discutir sobre os mitos e tabus da menstrução, abordando assuntos pouco debatidos na sociedade, como a indústria dos absorventes, métodos contraceptivos, gravidez, aborto, ovários policísticos, entre outros diversos, além de sugerir um resgate da divindade de cada mulher. Venham todas compartilhar esse precioso momento e aproveitem para descobrir mais sobre si mesmas. Informações abaixo e no blog http://aterraviva.wordpress.com/.



Quarta, 18 de Fevereiro de 2011
Palestra Oficina de Tintas Naturais e Grafismos Étnicos com Clara Aidar 

Açafrão. Urucum. Café. Terra. Esse são, apenas, alguns dos elementos da composição de tintas desenvolvida pela artista plática, Clara Aidar. Esperamos vocês para conhecer e vivenciar o maravilhoso trabalho dessa grande artista e, também, para elaborar um pequeno grafismo com as tintas. Maiores informações abaixo:



Sexta, 4 de Fevereiro de 2011
Espetáculo Musical Internacional: Kiirtan e Inspiração com Jyosna La Trobe

Apresentamos a vocês, a partir das 20:00 hrs, um maravilhoso espetáculo musical de kiirtan com a musicista neozelandesa Jyosna La Trobe. Jyosna é uma musicista excepcional, de um cuidado estético minucioso e dedicada há mais de 20 anos à prática e pesquisa do Kiirtan. Com 11 álbuns solo e 3 coletivos gravados e com doutorado na Universidade de Londres em etnomusicologia, Jyosna estará pela primeira vez no Brasil em turnê de 24/01 a 10/03. Saiba mais sobre Jyosna La Trobe e o Tour Brasil em: http://www.jyosnabrasil.blogspot.com/.


Pontos de Venda:Casa Ananda, Céu Aberto e Restaurante Raízes Zen




Quinta, 9 de Dezembro de 2010
Inauguração da Casa Ananda

Vivências, oficinas e apresentação do grupo de mantras e poesias sufis Matrika compõem tudo aquilo que gostaríamos de saudar neste dia, em que a Casa Ananda abre suas portas para Barão Geraldo. Venham todos conhecer os propósitos do espaço-vivo Casa Ananda, o qual está se consolidando como um conceito de ecovila urbana na região de Campinas. Exponham suas idéias, projetos, opiniões ou somente compartilhem conosco essa gostosa troca de sensações.

Bem-vindos!





Segunda, 12 de Setembro de 2011
Encontro do Feminino: Tenda Vermelha de Lua Cheia

Dentre uma série de conversas, pesquisas, vivências e relatos, a focalizadora Juliana Vergueiro, conduz as mulheres, nesse encontro, a discutir sobre os mitos e tabus da menstrução, abordando assuntos pouco debatidos na sociedade, como a indústria dos absorventes, métodos contraceptivos, gravidez, aborto, ovários policísticos, entre outros diversos, além de sugerir um resgate da divindade de cada mulher. Venham todas compartilhar esse precioso momento e aproveitem para descobrir mais sobre si mesmas. Informações abaixo e no blog http://aterraviva.wordpress.com/.

Segunda, 5 de Setembro de 2011
Curso de Cerâmica com Wlademir Carvalho